A primeira edição do Festival Nacional Curta Pensar Filmes, realizada em Pintadas, Bahia, marcou o início de um movimento transformador no cenário do cinema nacional. Aconteceu durante dos dias 10 e 13 de Dezembro de 2014, na cidade de Pintadas.
O evento foi composto por 4 Mostras competitivas voltadas especificamente para dois filmes produzidos pelos pontos de cultura de todo país.
Com um total de R$12.000 em premiações, 30 curtas-metragens de diferentes estados brasileiros foram selecionados para competir em diversas categorias. O festival se destacou como um espaço inédito para novos talentos apresentarem suas obras.
Além das exibições, o evento ofereceu diversas atividades gratuitas, incluindo sessões em escolas e praças públicas. A programação contou com uma ampla oferta de formação, como rodas de conversa, oficinas, debates, performances teatrais e apresentações musicais.
Além disso, uma série de conteúdos tem ampliado a visibilidade da região de forma plural, impactando e formando mais de 100 jovens de diversos municípios da Bahia.
Veja abaixo alguns filmes premiados da Primeira Edição.
Hooji
Direção: Marcelo Quintela
O dia de uma viúva preparando a celebração budista pela alma de seu marido – o “hooji”. Ela espera por seu casal de filhos, até que um misterioso telefonema muda tudo. Um conto sobre saudade, solidão e esperança. Livremente inspirado no haikai da morte do poeta japonês Umezawa Bokusui (1875-1914). Hooji Hooji
Brasil
Direção: Aly Muritiba
Esta é uma noite excitante na vida de Nelson e Lucas: ambos se preparam para marchar até a sede do governo. Nelson é policial do batalhão de choque da polícia militar. Lucas, seu irmão, prepara cartazes e coquetel molotov a fim de inflamar as multidões.
Karioka
Direção: Takumã Kuikuro
Esta é uma noite excitante na vida de Nelson e Lucas: ambos se preparam para marchar até a sede do governo. Nelson é policial do batalhão de choque da polícia militar. Lucas, seu irmão, prepara cartazes e coquetel molotov a fim de inflamar as multidões.
Ainda há Tempo
Direção: Angelo Fastino (AF)
A Primeira produção do Grupo “AF filmes” conta a história de um jovem que é aparentemente normal, ele se apaixona por uma vendedora de um loja. Tímido, o jovem não consegue se declarar. Mas, existem coisas que devem ser feitas enquanto há tempo.
Toada pra Didi
Direção:Trio Clajane
Flor do Barro
Direção:Vonaldo Lopes e Luciana Sacramento
Para Florisvaldo Santos – Flor do Barro – e sua família, modelar o barro, além de um fazer artístico, é uma herança que atravessa as gerações da família Santos.
O Festival Nacional Curta Pensar Filmes em Pintadas foi um sucesso, reunindo um público empolgado e participativo. As exibições de curtas-metragens despertaram grande interesse, com espectadores atentos e participativos. Além dos filmes, as rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais proporcionaram trocas enriquecedoras. O evento trouxe uma energia especial para a cidade, fortalecendo a conexão da comunidade com o cinema e a cultura.
II Edição do Festival Nacional de Curta, Pensar Filmes – 2025.
Apoio: Rede Pintadas, Cadenas de Valores, Ser do Sertão, Sicoob Sertão, Governo da Bahia, Secretaria de Cultura, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.