PENSAR FILMES

O BRASIL DO CINEMA SE ENCONTRA AQUI!

O Festival Nacional de Curta Pensar Filmes

Chega à sua segunda edição em 2025, consolidando-se como um importante espaço para a difusão e valorização do cinema independente no Brasil. Realizado no município de Pintadas, Bahia, o evento acontecerá de 22, 23 e 24 de Maio, ampliando o acesso às produções audiovisuais nacionais e promovendo o encontro entre cineastas e o público. Além das exibições, o festival estimula reflexões sobre cinema, arte e cultura, fortalecendo o cenário cinematográfico no país.

A direção

O festival é uma realização da Pensar Produções, da Associação Educacional e Cultural Rheluz e do Instituto Lumen, contando com financiamento da Lei Paulo Gustavo Bahia e o apoio da Rede Pintadas, do Projeto Cadenas, do Sicoob Sertão e da Cooperativa Ser do Sertão.

Mostras presenciais

O evento contará com três mostras presenciais:

  • Mostra Brasil – destinada a cineastas de todos os estados brasileiros, exceto da Bahia, aceita filmes de até 15 minutos, incluindo créditos, em qualquer formato.
  • Mostra Bahia – voltada exclusivamente para realizadores baianos, com as mesmas diretrizes de duração e formato.
  • Mostra Sustentabilidade – dedicada a produções que abordam temas como meio ambiente, economia solidária, cooperativismo, ecologia e desenvolvimento local, também com limite de 15 minutos.

Além das exibições presenciais, o festival oferece uma mostra online, permitindo que produções de todo o Brasil, sejam exibidas e avaliadas pelo público através do site oficial. A votação permanecerá aberta por 30 dias.

Mais do que um evento de exibição, o Festival Nacional de Curta Pensar Filmes se destaca como um espaço de formação e intercâmbio cultural, promovendo oficinas, debates, palestras, shows e uma feira de economia solidária, fortalecendo a produção audiovisual no semiárido baiano.

A premiação contemplará os dois melhores filmes das categorias Brasil, Bahia e Sustentabilidade (nas modalidades ficção e documentário) e os três mais votados da mostra digital.

Com a participação de artistas, produtores, diretores e gestores culturais, o festival reafirma seu compromisso com o fortalecimento do cinema independente, impulsionando novos talentos, fomentando políticas culturais e ampliando o alcance da arte audiovisual no Brasil.